A Roma é a representante da capital italiana na série A ao lado da Lazio. É a quarta maior equipe por número de torcedores na Itália, com cerca de 15% dos apaixonados por futebol, numa estimativa de cerca de 3,5 milhões de torcedores somente na "velha bota".
A equipe da Região da Lacio se constituiu graças à fusão de três das equipes de futebol da cidade: a Alba Audace, o Roman e a Fortitudo Pro Roma.
As cores escolhidas para a nova sociedade nascida da fusão foram o amarelo e o vermelho, que eram as cores do Roman e também as cores do gonfalone do Capitólio (clique para saber o que é), herdadas das antigas bandeiras do Império Romano.
Piazza San Pietro, Citta del Vatican |
Como símbolo do clube, foi escolhida a loba capitolina, que amamentara Rômulo, fundador de Roma e seu irmão Remo, conforme a história.
O emblema da equipe, um escudo dividido nas duas cores sobrepujado pela loba, compreende todos estes elementos. O fato de estarem representadas nas cores e no símbolo, a cidade e as tradições de Roma fizeram que a equipe trouxesse para si imediatamente a simpatia das classes populares dos velhos quarteirões e centros históricos do coração da cidade.
Por outro lado, a Lazio, rival local, manteve-se ligada aos ambientes da burguesia citadina de onde surgiu, e ganhou torcedores sobretudo nas fronteiras da província. Junto o Rosa que são uma das cores predominantes da Roma.
Fontana di Trevi |
O hino oficial da Roma é Roma - Non Si Discute, Si Ama, mais conhecido com o nome de Roma, Roma, Roma, de Antonello Venditti. Ele é tocado pelos alto-falantes do Estádio Olímpico antes das partidas. Seu estádio tem capacidade para 72.698 torcedores.