terça-feira, 22 de junho de 2010

Curiosidades do Futebol

 
Por Denis Quattrone

GOL OLÍMPICO
Antigamente, o gol olímpico era invalidado quando ocorria. Somente a partir de 1924 ele foi reconhecido pela regra. O time que sofria o "gol" cobrava um tiro de meta e a partida seguia normalmente. O termo "gol olímpico" surgiu num jogo amistoso entre as seleções da Argentina e do Uruguai, em 2 de outubro de 1924. O autor do gol foi o atacante argentino Cesáreo Onzari e a sua equipe ganhou por dois a um. Os argentinos chamaram o gol de olímpico para ironizar a seleção uruguaia, que havia ganho o torneio da olímpiada de Paris naquele mesmo ano.

TRIVELA
É aquele passe ou chute de curva desferido com o lado de fora do pé. Era hábito, na região da cidade portuguesa do Porto, chamar as fivelas dos sapatos de trivelas. Daí, a origem do nome.

GOL DE PLACA
Em uma partida realizada em 5 de março de 1961, entre Fluminense e Santos, no Maracanã, Pelé marcou um belo gol na vitória santista por 3 a 1. O jovem jornalista esportivo, Mauro Beting, solicitou ao jornal “O Esporte” que encomendasse uma placa para ser fixada no saguão do estádio, em homenagem ao gol de rara beleza. A partir de então, a expressão entrou para o vocabulário futebolístico como sinônimo de gol bonito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário