A visão de quem assiste da arquibancada. Um pouco do futebol italiano e da Internazionale.
sábado, 2 de outubro de 2010
Juventus de Turim - La Vecchia Signora
É um dos maiores e mais antigos clubes de futebol do Velho Continente.
Por ser o clube mais popular da Itália, a Juventus tem muitos, muitos rivais pela Serie . Primeiro, tem a rivalidade local com o Torino (hoje na série B), que atingiu seu auge durante a década de 1970, especialmente na temporada 1976/77, quando a Juve conquistou o Scudetto com 51 pontos de 60 possíveis, e o Torino terminou em segundo com 50, apenas um ponto atrás.
A rivalidade histórica é com a Inter de Milão: vale ressaltar que até 2006, elas eram as duas únicas equipes que participaram da Série A sem serem rebaixadas e os jogos entre elas era chamado de “Derby da Itália”. Depois do escândalo “Calciocaos” (já comentado aqui no blog) e do rebaixamento da Juventus, para a Série B, a rivalidade aumentou muito, porque os torcedores da Juventus acusam a Inter de ter iniciado o escândalo e de fato, a Inter tirou vantagem quando foi nomeada campeã italiana de 2006.
Seu estádio mais famoso foi o Delle Alpi, mas este foi demolido para a construção de um novo estádio. Não tenho muitas informações sobre o novo estádio. Por enquanto a Juve tem jogado no estádio Olímpico de Turim com capacidade para 27.500 torcedores, onde recebe os jogos do Torino também.
Juventus é uma palavra latina que significa juventude e a principal razão para esse nome foi por ter sido fundado por estudantes de um famoso colégio em Turim, o “Liceo Massimo D'Azeglio”. A cidade de Turim localiza-se na Região de Piemonte e foi a capital da Itália entre 1861 e 1864. É aqui que se encontra o Santo Sudário. O principal cartão postal da cidade é a Mole Antonelliana, construída no século XIX, abriga o Museu Nacional do Cinema de Turim. Desde sua criação, a comunidade hebraica da cidade desejava construir um templo, entretanto isso só se tornou possível após a liberação de culto a religiões não católicas na Itália.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário