sábado, 24 de abril de 2010

Homenagem a um dos melhores jogadores italianos

   
Por Denis Quattrone

Giuseppe Meazza *1910 +1979

Aos dezessete anos começou a carreira na Internazionale, equipe de sua cidade natal. Ficou na equipe até 1940, ganhando três campeonatos italianos, aliás os três primeiros da Inter. Após essa passagem de sucesso, transferiu-se para o Milan, onde jogou por mais duas temporadas. Então saiu da cidade de Milão e foi para a cidade de Turim, onde representou a Juventus. De lá ainda passou por: Varese (Milão), Atalanta, Bérgamo e Internazionale, voltando para sua primeira equipe.
Na seleção italiana, estreou em 1930, quatro anos mais tarde a Itália estreava na Copa do Mundo. E jogando em casa, Meazza anotou o único gol na final contra a Espanha, levando a Itália ao seu primeiro título de Campeã do Mundo. Naquela época a Inglaterra não participava de campeonatos internacionais, pois considerava-se a melhor do mundo. Então a seleção italiana recebeu um convite para uma partida contra os ingleses. Um único jogo em HighBury, ao norte de Londres, antigo estádio do Arsenal. Ao fim do primeiro tempo, a Inglaterra já vencia por 3 a 0. No segundo tempo, Meazza marcara dois gols, mas devido às fortes chuvas o gramado ficara péssimo. E assim acabou o jogo. Meazza torna-se então capitão da seleção de 1938, e disputa a Copa do Mundo na França, marcando apenas um gol, e justo contra o Brasil, num penalti polêmico nas semifinais. Meazza foi decisivo na final contra a Hungria, dando o passe para o companheiro marcar o segundo gol e levar a Itália ao seu segundo título de Campeã Mundial de Seleções.
Falando em polêmica, ao receber a taça Jules Rimet, Meazza faz a saudação fascista sob a vaia da torcida francesa. Tornando-se o único jogador a receber vaias numa comemoração de Copa do Mundo. Outro fato marcante, nesta mesma copa, Itália e França se enfrentaram nas quartas-de-final, a equipe anfitriã também usa azul na sua camisa e não abriu mão desta cor. A Itália então jogou de preto, cor símbolo do fascismo.
Meazza despediu-se da seleção em 1939, como maior artilheiro italiano até então. Depois chegou a treinar a seleção de seu país. Faleceu em 1979, a dois dias de completar 69 anos de idade. Em sua homenagem, teve seu nome emprestado para o estádio San Siro em Milão, rebatizando assim este estádio que hoje recebe as torcidas da Inter e do Milan, equipes que ele havia jogado.


Estádio Giuseppe Meazza / San Siro
Situa-se na cidade de Milão, no bairro/distrito de San Siro, daí a origem de seu primeiro nome. Foi inaugurado em 1926, num jogo entre Internazionale e Milan. O estádio possui três anéis, com camarotes, cadeiras especiais e tribunas de honra. Hoje tem capacidade para 80.065 torcedores.
Recebe inúmeros turistas diariamente, que visitam também um museu em seu interior. Abriga vários shows, entre eles, Michael jackson em 1997, Laura Pausini em 2007 e U2 em 2009. Além de ser palco de grandes finais do futebol europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário