sexta-feira, 16 de julho de 2010

Museu do Futebol - Estádio Paulo Machado de Carvalho

Como já escrevi sobre o Estádio Palestra Itália, agora escrevo sobre outro grande estádio da cidade de São Paulo - o Pacaembu. Estádio que abriga o Museu do Futebol. O Museu do Futebol é dirigido pelo Instituto da Arte do Futebol Brasileiro (IFB), uma organização social sem fins lucrativos em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

O IFB é responsável pela gestão do Museu do Futebol e deve zelar pelo patrimônio, funcionamento e equipe de trabalho da instituição.

Inaugurado por Getúlio Vargas em 1940, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu – foi orgulhosamente saudado como o maior e mais moderno da América Latina. Sua construção refletia os anseios de grandeza e uma inabalável fé no destino da nação que marcaram o espírito da época, sendo marco de um Brasil que se projetava com euforia no futuro.

Tendo sido palco de diversas comemorações de títulos e fatos históricos, como o gol “de bicicleta” de Leônidas da Silva, o Pacaembu tornou-se ideal para sediar o Museu do Futebol.

Entre colunas e fundações, nos interstícios da arquibancada do estádio – como um sítio arqueológico em busca da alma profunda do Brasil – conta-se de forma agradável e contagiante a epopéia do país que se uniu em torno de uma bola.

Pra quem não conhece vale a visita. Eu fui e gostei. Aqui está o site do museu: http://www.museudofutebol.org.br/historia/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário