Por Denis Quattrone
Esse é o nome em latim de Caio Júlio César que, como comandante militar, foi colocado no mesmo nível de brilhantismo de Alexandre, o Grande ou Napoleão. Júlio César foi bem sucedido em todas as suas campanhas; a sua versatilidade permitiu-lhe vitórias em batalhas, cercos e guerrilhas, baseadas numa disciplina rigorosa e no amor que os soldados lhe tinham, bem como no uso inovador que dava à cavalaria romana.
Já como político romano, Júlio César foi bem mais polêmico. Com sua maneira rígida de governar, fez muitos desafetos e terminou assassinado numa reunião do senado. Entre estes desafetos estavam Marco Júnio Brutus e Caio Longino Cassius, até então seus antigos amigos. Daí surgiu a frase imortalizada na peça de Shakespeare: "Até tu, Brutus?"
E no fim de semana histórico para os milaneses e romanos, outro Júlio César foi o destaque. O Império Romano atacou impiedosamente e derrubou a muralha de Milão. A atual líder do campeonato, Internazionale, caiu no Estádio Olímpico de Roma diante de 72.000 espectadores e agora vê sua hegemonia ameaçada por 1 ponto de diferença para a Roma. O time da casa pressionou desde o início e contou com falha do goleiro da Inter, Júlio César, para abrir o placar. Que ironia da história, Júlio César em pleno coração do Império Romano ajuda a associação esportiva da lendária cidade a dar grande passo ao triunfo daquela batalha! Mas como todo grande guerreiro, esse Júlio César mostra que é bravo e valente e evita um vitória maior por parte dos adversários, com boas defesas durante o jogo, porém não consegue impedir a derrota de sua equipe por 2 a 1.
No outro clássico entre milaneses e romanos, a segunda representante do Império Romano, Lazio, empatou com o Milan e ajudou o lendário império a se destacar na tabela do certame.
Agora o Milan cai para terceiro, a Roma sobre pra segundo e a Internazionale ainda lidera, mas com menos folga. Restando apenas sete rodadas para o fechamento do campeonato, a disputa ganha em emoção e em rivalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário